A Governança Corporativa é um conjunto de práticas administrativas para aperfeiçoar o desempenho das empresas – com seus negócios, produtos e serviços- ao proteger e administrar todas as partes interessadas, tais como acionistas/sócios, clientes, fornecedores, credores, empregados e governo, permitindo o acesso às informações básicas da empresa e aprimorando seu modelo de gestão
As bases da Governança Corporativa são: Prestação de Contas, Transparência, Equidade e Responsabilidade Corporativa. As empresas que detêm mecanismos de governança têm mais facilidade na captação de recurso e “criação de valor” para a própria Companhia.
Nosso escritório atua com a realização de reuniões entre sócios /acionistas para criação de Acordo de Sócios, Conselho Consultivo e Administrativo, elaboração de Código de Conduta e implantação de programa de Compliance.
A Governança Familiar tem como objetivo criar um ambiente seguro de negócios e gestão da atividade empresarial, estabelecendo-se um conjunto de regras que norteará a atuação dos membros da família, visando à continuidade dos negócios.
Trata-se de sistema harmônico de relação familiar, com objetivo de criar um ambiente mais seguro de negócios, de forma a mitigar riscos, compartilhar informações, tomar decisões mais seguras, organizar a atividade empresarial de acordo com a cultura familiar, auxiliar na resolução de conflitos, entre outros benefícios.
A governança familiar é estruturada por meios formais, com a definição de regras pautadas nos valores familiares e nas leis, de forma que as relações e atividades empresariais sejam desenvolvidas dentro de um sistema harmônio e orientador.
Em suma, a governança familiar atua na defesa de interesses da família, preservando a cultura, o legado, valores e a continuidade da atividade empresarial de forma clara e objetiva.
Ademais, a política de governança familiar: (i) mantém/eleva a capacidade de gerar riqueza e valor de mercado; (ii) facilita a entrada de “investidores” e fluxo de capital; (iii) melhora a gestão, processos e fluxo de informação.
Neste caso, nosso escritório conta com uma área especializada para assessoria e implementação de estruturas e instrumentos de Planejamento Sucessório:
O trabalho de organização patrimonial visando o planejamento sucessório é executado levando em consideração as particularidades de cada família, tanto no âmbito empresarial: a atividade geradora de receita, os ativos da empresa, a existência de sócios nas empresas operacionais; quanto na esfera particular: patrimônio, regime de casamento, herdeiros.